15.02.2018

CURIOSIDADES SOBRE O JEANS DE TODO DIA

CAPA-POST-3

Não importa o tamanho, modelo ou a cor, seja calça, casaco ou camisa, todo guarda roupa tem uma peça jeans. Confira algumas curiosidades que trouxemos para você sobre essa peça coringa!

Denim é o nome do tecido, jeans é a peça já pronta.

A palavra Denim deriva do termo “de Nimes”, referência a cidade francesa Nimes, onde teria aparecido a primeira peça de algodão trançado.

Originalmente o jeans era tingido com índigo, um corante que existe a mais de seis mil anos e é extraído de plantas anileitas (extremamente azuis). Em 1880 Johan Baeyer, um químico alemão, fez a primeira síntese química do anil, fazendo com que o uso do corante índigo caísse consideravelmente.

O índigo puro hoje, é a tonalidade mais valorizada no mercado de jeans.

Quando foi lançado, o jeans era usado somente no ambiente de trabalho. Na década de 1970, quando os estilistas inseriram o jeans nas passarelas, a peça ficou mais conhecida e começou a ser usada por toda população.

O termo “jeans” é uma referência utilizada nas roupas dos marinheiros de Génova, na Itália.

Na década de 80 as primeiras lavagens começaram a aparecer. Foi nesta época que surgiu o Destroyed jeans, peça usada pelos astros de rock e tornou-se uma tendência.

Atualmente existem diversos tipos de jeans, com muitos efeitos, lavagens e diferentes tonalidades. Com o passar do tempo este tecido foi sendo aplicado para criação de outras peças, como camisas, shorts e vestidos.

As peças são sempre diferentes umas das outras, no quesito maciez, intensidade e pureza da cor.

E você, já conhecia essas curiosidades sobre o nosso queridinho? Compartilhe com seus amigos e continue acompanhando nosso blog para saber mais!

 

voltar